A compra de carros seminovos vem ganhando cada vez mais destaque no mercado. No entanto, é preciso ter muita atenção na hora de realizar esse tipo de aquisição, pois a solução pode acabar se tornando um problema. É preciso conferir uma série de detalhes a respeito do seminovo que será comprado, desde a documentação do automóvel até a segurança do motorista durante o dia a dia com o carro.
Um dos primeiros cuidados que se deve levar em consideração é a perícia cautelar. Esse tipo de procedimento tem como principal objetivo constatar ou não a autenticidade das informações disponibilizadas pelo vendedor do seminovo. Em outras palavras, uma perícia cautelar faz o levantamento de todas as informações técnicas a respeito do automóvel de forma a assegurar as reais condições do carro antes que a compra seja efetuada. Com isso, é possível descobrir se todas as funcionalidades do carro estão de acordo com aquilo que é oferecido pelo vendedor.
Outra questão central nesse tipo de negócio é a pesquisa de documentação do veículo. Saber a real situação legal do automóvel é muito importante quando uma pessoa está interessada em um seminovo. Com uma rápida pesquisa é possível saber quais são as pendências envolvendo o automóvel, quais documentos precisam ser regularizados, possíveis multas para serem quitadas e etc. Pelo site do Detran-PR é possível fazer esse tipo de pesquisa com apenas alguns cliques.
O cliente também deve levar em consideração o prazo de garantia de fábrica envolvendo o seminovo em questão. Em média, as montadoras oferecem 5 anos de garantia para carros novos. Com isso, o carro seminovo escolhido ainda pode estar dentro desse período, o que é algo vantajoso para quem está comprando. Além disso, vale destacar que o Código de Defesa do Consumidor estabelece garantia de 90 dias para quem está comprando produto usado.
Conferir se o veículo seminovo passou por revisões e demais serviços é outro cuidado importante na hora de comprar o carro usado. Se possível, o cliente deve ir em busca dos detalhes envolvendo esses tipos de serviços. Dessa forma, será possível saber exatamente o que foi realizado, quais peças foram trocadas, o motivo das revisões, consertos, quais foram os principais problemas e etc. Todas essas informações são extremamente valiosas para quem está comprando um seminovo.
Por fim, vale destacar o cuidado que o comprador deverá ter ao analisar a questão de substituição de peças. O uso de peças genéricas ou paralelas pode ser algo bastante prejudicial no médio e longo prazo, tanto para o funcionamento, desempenho e segurança do veículo como também no caso de desvalorização do veículo. Sendo assim, conferir se as principais peças do seminovo são originais, bem como verificar sua conservação é uma importante dica para evitar dores de cabeça.
Adquirir um seminovo pode ser uma boa saída para quem está em busca de um carro sem ter que gastar muito. Além disso, é preciso que o comprador esteja muito atento durante todo o processo de compra. Várias questões devem ser levadas em consideração para garantir que uma boa compra foi realizada. Atual estado do veículo, documentação, histórico de revisões, peças originais ou não e se ainda há garantia de fábrica são pontos centrais nessa avaliação.
SGA Toyota
A SGA Toyota se compromete em disponibilizar no seu pátio apenas veículos seminovos de qualidade, que passam por perícias técnicas e estão em excelentes condições para uso. Esses são alguns dos motivos que fazem da SGA uma referência quando o assunto é carro seminovo. A concessionária dispõe das mais variadas opções de seminovos para as diversas necessidades do dia a dia. O cliente ainda pode contar com o financiamento exclusivo oferecido pela SGA Toyota.
Para mais informações é só clicar aqui.