É comum que muita gente tenha receio de adquirir veículos seminovos, pois dificilmente alguém consegue constatar o estado do carro, apenas observando o lado externo.
Por isso, é essencial , antes de comprar um veículo seminovo, analisar lataria, motor, documentos e outros fatores que podem interferir no uso diário do carro. Essas informações podem ser adquiridas por meio da perícia cautelar, realizada por muitas concessionárias, antes de adquirir o automóvel para a revenda.
O que é perícia cautelar?
A perícia cautelar é uma avaliação a que um veículo é submetido para se verificar seu histórico e seu estado atual, tanto em termos legais quanto questões mecânicas e técnicas. Em outras palavras, é uma maneira de saber se o veículo está legalizado, se possui débitos, se suas peças são originais e se está em boas condições de uso.
A perícia é realizada por empresas credenciadas ou técnicos qualificados a essa função. Após a perícia, um laudo cautelar é emitido com o resultado dos itens da avaliação. Ela não é obrigatória (ao contrário das perícias veiculares realizadas pelo DETRAN), porém é fundamental para a aquisição segura de um seminovo.
O que é avaliado na perícia cautelar?
Diversos aspectos de um veículo são verificados. Os principais são:
- Numeração do chassi;
- Condição geral do motor;
- Histórico de proprietários;
- Documentação (autenticidade, pendências judiciais, débitos);
- Histórico e sinais de sinistros, como colisões, furtos, roubos e alagamentos;
- Originalidade da pintura;
- Originalidade do lacre de placa;
- Possíveis adulterações no velocímetro;
- Originalidade de peças;
- Funcionamento de componentes como câmbio, freios, amortecedores etc.
Importância da Perícia Cautelar
Infelizmente, a compra e venda de seminovos é um terreno fértil para enganadores. Muitos deles conseguem fraudar ou mascarar problemas no veículo. Velocímetros adulterados, pintura não original, peças trocadas, lataria batida que não foi devidamente consertada, são exemplos de problemas comuns que pessoas leigas não conseguem perceber quando avaliam o veículo sem um olhar mais atencioso.
Pela perícia cautelar todas essas questões são analisadas por peritos técnicos especializados que, identificam os sinais de irregularidade do veículo avaliado. Dessa forma, quem compra o seminovo tem a garantia de que está adquirindo um produto original, legal e em boas condições.
Além disso, um carro que possui um laudo cautelar tem muito mais credibilidade no mercado, proporcionando muito mais facilidade para revenda e aquisição de seguros.
Por que comprar em concessionária?
A perícia cautelar é um fator importante a ser levado em conta na compra de veículo seminovo. Porém, uma segurança ainda maior é possível se o automóvel, além de periciado, seja adquirido em uma concessionária de confiança.
A vantagem é que, além de evitar fraudes nas transações financeiras, a concessionária confere garantia ao veículo e possui um local físico para atender o cliente que possa se sentir insatisfeito.
Outro ponto positivo é que há muito mais condições do consumidor verificar o histórico e credibilidade de uma empresa, algo mais difícil quando o vendedor é outra pessoa física.
SGA Toyota
Quem busca uma concessionária qualificada, com os melhores veículos seminovos, encontra isso tudo na SGA Toyota. A empresa possui uma grande frota de Hatchs, Sedans e SUVs, todos periciados e com laudo cautelar.
São mais de 50 anos no mercado automotivo promovendo qualidade, transparência e segurança a seus clientes.
Clique aqui e saiba mais.