Quando o assunto é carro novo ou seminovo, é muito importante conhecer as diferenças entre o funcionamento dos veículos. Às vezes, há distintas maneiras de um automóvel realizar a mesma função, e conhecê-las é fundamental para a melhor tomada de decisão de compra.
É o que acontece no caso da direção hidráulica e direção elétrica.
Ambas têm a mesma finalidade: deixar a direção mais leve e confortável, porém diferem bastante nos mecanismos de funcionamento e outras peculiaridades.
Você sabe a distinção entre uma e outra?
Direção Hidráulica
Na direção hidráulica, também chamada de direção assistida, a caixa de direção fica lubrificada por mecanismos que trazem óleo até ela – o que torna a direção muito mais leve – até 80% mais se comparada à direção mecânica.
Este tipo de direção possui diversos mecanismos, como bomba hidráulica, pistão e válvula rotativa, que geram pressão e direcionam o óleo à caixa de direção. Esse sistema é conectado ao motor do carro, que fornece a potência para o funcionamento do conjunto. Há também outros acessórios envolvidos no funcionamento da direção hidráulica, como reservatório de óleo, mangueira e correia.
Direção elétrica
Neste tipo, o mecanismo ocorre devido a um motor elétrico integrado ao sistema de direção, que auxilia no movimento do volante deixando-o mais leve. Este motor é ativado por sensores e monitora o movimento do volante. A força exercida por ele varia de acordo com a velocidade do veículo.
Esse sistema independe da potência do motor do carro, do uso de óleo lubrificante e acessórios mecânicos, sendo conectado com o restante do carro à parte elétrica como um todo.
Vantagens da direção hidráulica:
- Conforto no ato de dirigir;
- Melhor comunicação com o carro, o que propicia maior controle;
- Manutenção mais barata.
Vantagens da direção elétrica:
- Menos esforço ao dirigir;
- Menor necessidade de manutenção preventiva;
- Independe do uso do motor do carro, o que economiza combustível.
Manutenção periódica
Independentemente do tipo de direção do seu veículo, a manutenção periódica é fundamental. É ela que garante que todos os componentes estão em bom funcionamento, já que a manutenção corrige e substitui os itens que podem se desgastar com o tempo.
É fundamental que as revisões sejam realizadas nas concessionárias autorizadas pelas fabricantes. Dessa forma, o serviço é realizado por profissionais capacitados e treinados conforme a especificidade de cada modelo de automóvel.
Na direção hidráulica, a manutenção inclui a troca periódica de óleo e checagem dos demais ítens. A direção elétrica envolve a manutenção corretiva, que inclui a troca de componentes elétricos e peças do motor elétrico. Em ambas, é necessário mão de obra especializada no modelo do veículo.
Tanto para veículos com direção hidráulica, quanto para direção elétrica, a resposta é a mesma: SGA Toyota.
O Toyota SGA é especialista em oferecer os melhores seminovos do mercado. Em seus pátios, só entram veículos periciados, o que garante ao consumidor a certeza de um automóvel seguro e pronto para qualquer ocasião.
O Grupo também preza pela manutenção dos veículos, oferecendo assistência técnica especializada em suas concessionárias.
Saiba mais clicando aqui.