Os veículos com câmbio automático têm se tornado cada vez mais comuns e mais procurados. Isso se deve, principalmente, pelo maior conforto e melhor desempenho comparados aos outros sistemas de câmbio.
Apesar da grande popularidade dos carros automáticos, nem todos entendem como é o seu funcionamento e pouco sabem quais são as diferenças que o sistema apresenta em relação aos sistemas manuais e semiautomáticos.
Como funciona o câmbio automático?
Para dirigir um carro com transmissão automática, diferentemente dos veículos de câmbio manual, a troca de marchas não é necessária, ou seja, o pedal de embreagem não é uma preocupação para o condutor de um carro automático. Assim, a única ação necessária ao motorista em relação aos pedais é a de acelerar e frear.
O funcionamento de um sistema automático padrão é baseado em um conversor de torque aliado ao câmbio, com a presença de discos que são movimentados em razão da pressão do óleo. Em outras palavras, no lugar das peças tradicionais, esse sistema tem dispositivos hidráulicos e um módulo eletrônico. O conversor de torque – citado anteriormente – substitui a embreagem, dessa forma, é o próprio sistema que estabelece os critérios para a troca de marchas.
Quem já esteve em um carro automático em movimento provavelmente percebeu que a troca de marchas é quase imperceptível. Isso se deve, justamente, ao conversor de torque, que conecta o motor e o câmbio e direciona a rotação – que é transmitida por meio do óleo. Isso significa que, quando o motor está no giro mínimo, o óleo está em baixa pressão, assim o carro consegue ficar parado apenas com uma leve pressão no pedal de freio.
Essa mecânica, além de ser mais precisa, é mais robusta e não exige tanta manutenção como um sistema manual. Outra vantagem do veículo automático é o conforto, que é infinitamente maior do que o de um carro manual, devido à liberdade do motorista e a troca de marchas mais macia.
Qual a diferença entre o câmbio automático e o semiautomático?
Também conhecido como câmbio automatizado, o câmbio semiautomático é semelhante ao câmbio manual. Neste sistema, os mesmos componentes do câmbio manual estão presentes, porém, quem os controla não é o condutor do veículo. O controle da embreagem e da troca de marchas é de responsabilidade de um sistema eletro-hidráulico.
Em veículos com câmbio automático, existem sensores que, após analisar o funcionamento do motor, mandam sinais aos componentes que são responsáveis pela troca de marchas de forma automática.
Afinal, que tipo de câmbio escolher?
Entendendo ambos os sistemas, é possível afirmar que a manutenção do câmbio automático costuma ser menos custosa e mais simples, em razão do maior número de peças disponíveis no mercado, além de possuir mais profissionais qualificados.
Os veículos fabricados nos últimos dez anos possuem tecnologia muito mais avançada do que os seus antecessores. Hoje em dia, o consumo dos veículos automáticos mais modernos é praticamente o mesmo dos outros sistemas e a potência nem é mais uma questão a se preocupar.
Onde comprar um veículo automático de confiança?
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