Um consórcio é um método de aquisição amplamente utilizado para a compra de bens. Isso porque, diferentemente do financiamento, ele não é afetado pelas taxas de juros, então as parcelas são mais baratas.
Neste cenário, um consórcio de carros seminovos é uma das opções para quem busca realizar o sonho de comprar ou trocar um veículo.
No entanto, muitos permanecem céticos quanto ao funcionamento do consórcio quanto a lances, taxas, parcelas, atrasos nos pagamentos e, o mais importante, a confiabilidade do investimento.
A partir do momento em que é autorizado a funcionar pelo Banco Central, a empresa gestora de consórcio passa a convocar grupos de membros interessados em adquirir determinados ativos, que podem ser:
- carros zero;
- carros seminovos;
- casas ou apartamentos;
- Terrenos;
- motocicletas.
É necessário atingir um número mínimo de membros afiliados para que o sorteio do item seja viável. Nesse tipo de negócio, cada integrante contribui mensalmente com um valor por toda a duração do consórcio.
O consórcio de carros seminovos é praticamente idêntico ao de carros novos, mas os gestores determinarão quais veículos serão disponibilizados, com base em sua política de crédito, no ano de fabricação e após uma vasta inspeção (perícia cautelar).
Mesmo sendo mais atraente financeiramente do que um carro 0 km, um carro seminovo requer atenção. Alguns golpes podem ser aplicados, como adulteração do motor e chassis, alteração em documentos, disfarce de colisões, etc. Por isso, é necessário verificar todo o histórico do carro antes de fechar a compra.
Prestações
As gestoras de consórcios oferecem diferentes formas de pagamento da mensalidade, que podem ser decrescentes ou lineares.
Nas parcelas decrescentes, a quantidade de prestações é reduzida, passando a pagar parcelas maiores no começo que vão diminuindo ao longo do tempo. Isso pode ser muito benéfico para quem consegue pagar parcelas maiores no início, mas tem menos certeza sobre seu futuro financeiro.
Em parcelas lineares, os valores são praticamente fixos ao longo do período do consórcio. A vantagem é que você sabe exatamente o valor a ser pago no decorrer de um ano, por exemplo.
Lances
Há dois tipos de lances possíveis: fixos e livres. Nos fixos, é considerado um percentual baseado no valor do crédito contratado. Nos livres, o consorciado pode definir o valor que desejar. Vale frisar que há um valor mínimo a ser respeitado.
SGA Toyota
Quer fazer um consórcio de um carro seminovo com condições diferenciadas? Conte com o Consórcio SGA.
Na SGA Toyota você encontra as melhores opções em seminovos, todos periciados, em perfeito estado e disponíveis na modalidade consórcio.
Clique aqui e saiba mais.