É comum ouvir falar sobre maneiras de melhorar o desempenho do carro, economizar combustível, evitar o desgaste das peças, entre outras coisas, mas é bom termos ciência de que nem todas essas afirmações são verdadeiras. Algumas delas até prejudicam o veículo.
A maior parte dessas informações são baseadas em tecnologias de carros antigos e, por isso, não fazem mais sentido nos dias atuais. Confira cinco mitos e verdades sobre carros para saber o que realmente funciona:
1 – Dirigir com o pé na embreagem pode diminuir a durabilidade das peças
É verdade. Ao manter a embreagem pressionada, todas as peças que compõem esse sistema sofrem maior desgaste. O disco é lixado por causa do afastamento do platô e esse desgaste superaquece todo o sistema de embreagem, causando a quebra das peças.
O pior é que todo esse dano pode acontecer em pouco tempo por mau uso. Uma embreagem dura por volta de 70 mil a 80 mil quilômetros rodados, no entanto, com o hábito de dirigir com o pedal pressionado, essa durabilidade cai para 5 mil a 10 mil quilômetros rodados.
2 – Dirigir em ladeiras com o carro desengatado economiza o combustível
É um mito. Essa ideia foi divulgada quando os carros possuíam o carburador para fornecer o fluxo de combustível para o motor. Em carros desse tipo, descer ladeiras com o automóvel em ponto morto, realmente economiza, pois o carburador manda menos combustível em marchas lentas. No entanto, os carros atuais possuem injeção eletrônica, um sistema que já identifica os momentos em que é necessário injetar ou não combustível .
Além dessa prática não gerar nenhuma economia nos carros atuais, ela aumenta o risco de acidentes, já que um carro desengatado sobrecarrega os freios por não usar o ''freio-motor", que é o controle de velocidade que provém da relação do virabrequim e das rodas do veículo.
3 – O combustível rende mais ao misturar etanol e gasolina
É um mito. Carros Flex são projetados para apresentarem o mesmo rendimento com combustíveis misturados ou não.
4 – Carros Flex viciam em um tipo de combustível
É um mito. O sensor lambda é um dispositivo do motor Flex, que serve para identificar ao módulo de injeção a quantidade de oxigênio presente no combustível. Se o combustível tiver muito ou pouco ar, o módulo de injeção corrige essa variação para que ocorra uma queima adequada.
Portanto, não importa se o veículo for abastecido com gasolina ou álcool, o módulo de injeção eletrônica corrigirá a mistura e o carro funcionará. Não existe a possibilidade de viciar o carro somente em um tipo de combustível, porque o sistema está preparado para receber e equilibrar os dois.
5 – Dirigir com o tanque na reserva prejudica o carro
É verdade. Essa prática pode danificar o veículo, pois, geralmente, o combustível que fica no fundo do tanque pode conter sujeira. Se esses resíduos chegarem até o motor, o desempenho do veículo pode ser comprometido e algumas peças podem sofrer danos.
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