Muitas pessoas desconhecem a importância de ter a numeração do chassi no vidro do carro. Algumas, nem mesmo sabem o que significa aquela combinação de números e letras, ou ainda, se ela é obrigatória nos vidros dos veículos.
Por isso, preparamos esse artigo para explicar esses e outros aspectos. Continue a leitura e saiba mais!
Número do chassi e sua obrigatoriedade
Embora as dúvidas sejam muitas, a explicação para essa combinação é bem simples de ser compreendida: trata-se do Número de Identificação do Veículo, ou NIV. E, como sugere o próprio nome, tal numeração funciona como se fosse a identidade do carro, o que o torna único e diferente de outros.
Além disso, o número do chassi que encontramos nos vidros dos carros não é algo aleatório. No total, temos uma sequência de números e letras que dão ao todo 11 informações sobre o veículo. Esses dados dizem respeito aos seguintes pontos:
-
região geográfica e o país onde o automóvel foi produzido;
-
qual a fabricante e o tipo de carroceria do carro;
-
tipo de motorização, itens de segurança, modelo do veículo e dígito verificador;
-
ano de fabricação;
-
local de fabricação;
-
número de série do veículo.
Como é possível observar, são muitas informações fundamentais. Sobre a sua obrigatoriedade nos vidros, ela vem desde 1999 como uma determinação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Aliás, em 2001, por meio da norma NBR 3 n° 6066, alguns caracteres foram proibidos de compor essa combinação. Conforme o Conselho Nacional de Trânsito, as letras O, I e Q, não podem fazer parte das sequências dos chassis pelo simples motivo de serem facilmente confundidas ou adulteradas.
Chassi remarcado
Agora que você entendeu a importância e obrigatoriedade de ter a numeração do chassi nos vidros do carro, é interessante saber sobre o chassi remarcado.
Muitas vezes, quando a numeração original do chassi sofre algum dano, impossibilitando a identificação do veículo, pode ser preciso remarcá-la. Como é o caso de deterioração natural da estrutura do carro, acidentes e até raspagem da numeração. O problema é que adquirir um veículo sem a numeração do chassi nos vidros ou com essa combinação remarcada pode causar algumas dificuldades para o comprador, especialmente se a alteração foi feita sem os devidos trâmites legais e sem o conhecimento dos órgãos competentes.
Uma das principais consequências negativas, nesse sentido, é a desvalorização do carro. Por isso, toda atenção é sempre válida sobre esse ponto.
Perícia cautelar
A melhor maneira de evitar qualquer tipo de problema na aquisição de um veículo é fechar o negócio com uma concessionária autorizada. Uma das grandes vantagens aqui é a perícia cautelar de veículos. Esse procedimento feito pelas concessionárias envolve uma análise profunda e detalhada das características de um veículo. Por exemplo, a perícia cautelar verifica a procedência da numeração do chassi, origem do motor, do carro, além de uma série de outros itens voltados para a identificação.
Além desses dados básicos, também é verificado se o veículo passou por algum reparo em decorrência de acidentes, por exemplo. Outro ponto positivo de comprar o carro em uma autorizada que garante a realização dessa vistoria, é que o cliente estará a par de tudo o que diz respeito a situação do veículo, não arriscando fazer um negócio do qual possa se arrepender depois.
SGA Toyota
A SGA Toyota é uma empresa consolidada no segmento de compra e venda de veículos. São mais de 50 anos com atuação transparente no mercado brasileiro, tornando-se referência no setor por oferecer os melhores preços, garantir que todos os veículos sejam revisados e inspecionados, assim como por oferecer uma negociação segura e transparente para seus clientes.
Clique aqui para saber mais.