O sistema de arrefecimento do carro é responsável pelo controle de temperatura do motor. Para que isso ocorra, diversos componentes precisam estar alinhados e em boas condições de operação para garantir o funcionamento do veículo. Dentre esses elementos, o radiador possui papel importante nas trocas de calor feitas constantemente, por isso, é fundamental ter atenção para sinais de desgaste, falhas mecânicas e outros fatores que possam prejudicar o desempenho do automóvel.
O radiador é por si só um mecanismo completo, ele atua no arrefecimento do motor. É composto por canais que contam com tubos de ventilação e é uma peça importante para que o carro se mantenha termicamente estável. Com o auxílio de sensores, quando o motor atinge certa carga térmica, o radiador entra em ação, permitindo a entrada de ar frio e retirando o ar quente pelo fluido de resfriamento – que altera sua temperatura conforme tem contato com o motor e o ar frio na entrada.
Equilíbrio térmico
A importância do bom funcionamento do radiador está em seu mecanismo de troca de calor. Uma vez que nele ocorre o controle da temperatura do fluido que resfria o motor, sua função está atrelada ao equilíbrio térmico do carro. Seu desgaste é natural, pois, a menos que o sistema não esteja em movimento, é constante o trabalho para garantir que as condições ótimas de funcionamento sejam preservadas. Apesar disso, é possível adotar práticas que não comprometam sua vida útil e garantam mais segurança ao processo.
Cuidados necessários
A primeira recomendação é observar quais condições prejudicam a atuação do radiador. Um exemplo é o fluido de refrigeração, que está diretamente ligado ao sistema de arrefecimento. Com relação a isso, é importante evitar utilizar apenas água no reservatório, utilizando sempre a combinação de aditivos recomendada pelo fabricante. Também é fundamental analisar os seguintes sinais:
-
Indício de vazamentos, com acúmulo de líquido embaixo do carro;
-
Nível do reservatório abaixo do desejado, o que pode levar ao superaquecimento do motor.
Outro ponto é com relação aos tubos, que podem juntar resíduos e levar ao entupimento das principais vias em que o fluido passa. Além disso, manter a colmeia ou aletas do radiador limpas, pode ser um desafio. Dependendo das condições em que o veículo é utilizado, podem se sujar facilmente com terra ou outros poluentes, pois estão na parte frontal. Todavia, é importante manter a limpeza para garantir a eficiência da troca térmica e também analisar se a peça está em bom estado.
Revisão Periódica
Para se ter a segurança de que todos os cuidados estão sendo fornecidos ao radiador, o melhor mesmo é ter um planejamento para revisões periódicas do carro. Com isso, é possível organizar uma agenda para limpeza do sistema de arrefecimento, troca e regulagem do fluido de resfriamento utilizado e verificação de possíveis entupimentos ou falhas. É interessante salientar que, para limpeza da parte interna é utilizado um material específico para essa função, que garante a integridade das peças e as deixam em seu melhor estado.
SGA Toyota
A compra de um carro seminovo envolve a observação de diversos critérios para garantir a melhor escolha. Um deles é a análise de que os componentes, como o radiador, estão em bom funcionamento. Na SGA todos os seminovos passam por uma inspeção antes de serem vendidos. É o compromisso de prevenir possíveis problemas mecânicos e tornar a compra mais segura. Para mais informações, basta clicar aqui.