Não há dúvidas de que o item primordial em um veículo é a segurança. Todos nós sabemos que o proprietário deve ter uma constante preocupação com a manutenção, para manter o bom funcionamento do carro, como também com o uso de equipamentos essenciais para garantir que todos estejam seguros, a exemplo do cinto de segurança. Ter por perto um bom kit de ferramentas para utilizar no caso de incidentes no meio do trajeto está nesta lista de itens indispensáveis e é importante saber que algumas são obrigatórias.
Seja em uma viagem em que ficará horas dentro do carro ou nas idas diárias ao trabalho na cidade onde mora, é importante ter em mãos as ferramentas básicas para não ser pego de surpresa por um problema que você mesmo possa resolver.
Ninguém está livre de ser surpreendido por um pneu furado, por exemplo, mesmo o carro sendo novo ou seminovo. Aí, não tem jeito, ou você chama um profissional, ou coloca a mão na massa. É importante lembrar que o estepe é um acessório de reserva que tem que estar em boas condições para substituir o pneu avariado.
Itens obrigatórios
Nesse caso, você vai precisar de pneu sobressalente, macaco para elevar o carro, chave de roda para retirar as porcas e chave de fenda ou outra ferramenta que sirva para remover a calota. Inclusive, esses são os itens que todo carro tem que ter e estão inclusos na resolução número 14, de 1998, do Contran, o Conselho Nacional de Trânsito, que lista também a obrigatoriedade de outros equipamentos para que o veículo esteja autorizado a circular, como o triângulo, sinalizador que deve ser usado na via no caso do carro não poder andar por pane ou por acidente, alertando outros motoristas.
Qualquer automóvel adquirido em uma concessionária já sai com esses itens obrigatórios no porta-malas, cabe ao novo proprietário mantê-los sempre no local. Não ter algum deles disponível é considerado infração grave e resulta em multa e acréscimo de pontos na CNH, havendo ainda a possibilidade de o automóvel ser retido.
Emergências
Além dos exigidos pelo Contran, há outros itens que vale muito a pena manter dentro do veículo para emergências desse tipo, principalmente se forem relativamente simples e possíveis do próprio motorista consertar. Estar preparado para esses casos, com certeza vai minimizar bastante o problema. Assim como as chaves de roda e fenda, a relação de ferramentas básicas que devem estar ao seu alcance inclui também alicate e chave de boca, bastante úteis para apertar porcas e parafusos.
Só quem já passou pela desagradável situação de estar com o carro parado na estrada à noite conhece bem a importância de ter uma lanterna em mãos para visualizar o que pode estar acontecendo no motor ou nos pneus, sem contar que ela pode ser usada para avisar a outros condutores que passarem pelo local que ali está acontecendo um problema e você precisa de ajuda. Um item que tem muita utilidade nesses momentos é um par de luvas. Usá-las é uma forma de proteger as mãos de sujeiras, como graxa e óleo, e também evitar machucados e queimaduras. O extintor de incêndio também não deve ser esquecido.
SGA Toyota
A segurança dos carros, como também nas negociações e nos financiamentos, é garantida para quem procura a SGA Toyota. A empresa que integra a Toyota SGA, é referência no mercado, com atuação na região de Curitiba, Paraná, e experiência de mais de 50 anos na compra e venda de veículos.
Todos são periciados e revisados com o rigor, a transparência e a responsabilidade que o cliente precisa.