Saber identificar as luzes do painel do carro evita dores de cabeça e consertos caros no futuro.
Você conhece o significado de todas as luzes do painel do seu carro? São muitas, não é verdade? Mas é preciso saber, pois a falta de atenção em certos avisos do painel, podem trazer prejuízos gigantes para o seu bolso.
Qual a diferença das cores nas luzes do painel?
Existem dois tipos de luzes no painel: As informativas e as de alerta. As luzes informativas são geralmente brancas, verdes ou até azuis. Elas indicam o funcionamento de algo específico do seu carro, como, por exemplo, os faróis e luzes de direção.
Já as luzes de alerta são amarelas e vermelhas. Ambas as cores indicam algum problema de funcionamento no carro, mas com uma diferença. A amarela quer dizer que algo de errado está acontecendo, mas você pode rodar com o veículo por mais algum tempo, até um lugar seguro, por exemplo. No entanto, quando acende a luz vermelha é preciso estacionar o carro imediatamente. Veja mais:
Luz de abastecimento
Esse alerta é o mais famoso, pois não pára de piscar. Mas você também precisa saber da multa em parar o seu carro no meio da via, por falta de combustível… Essa infração é conhecida como pane seca, tendo como penalidade a multa de cerca de R$130,00, mais quatro pontos na carteira e ainda pode ter seu carro apreendido. Então é melhor ficar atento a esse alarme.
Luz do óleo
A luz do óleo aparece quando identifica que o sistema de lubrificação do motor está com algum problema. Quando esse alerta aparecer, pare o carro, espere uns 10 minutos e verifique o nível de óleo do sistema. Se estiver ok, espere o motor esfriar mais um pouco e ligue o veículo novamente.
Se o alerta aparecer novamente, corra para a oficina mais próxima. Caso esteja em um local remoto, chame um guincho. Não insista em rodar com o automóvel dessa forma, você pode perder o motor do carro.
Luz da bateria
Essa luz do painel não representa apenas falha na bateria, mas, sim, em qualquer componente do sistema elétrico do carro. Vale a pena verificar se os cabos da bateria e do alternador estão bem fixos.
Outra coisa que pode ter acontecido, é você ter esquecido os faróis ou outro equipamento do carro em funcionamento, e isso drenou toda a bateria. Nesse caso, é só recorrer à famosa chupeta. Caso o alerta persista, vá a uma oficina antes que o seu veículo pare de funcionar, pois a bateria pode estar vencida.
A importância de fazer uma boa escolha
Já imaginou esta situação? Você pesquisa e encontra o carro ideal, com uma lataria bonita, preço bom e dentro das condições que você possui. Então compra o carro. Entretanto, após uma semana de uso, o carro começa a apresentar inúmeros defeitos…
Por isso, caso você esteja pensando em comprar ou trocar de carro, o Toyota SGA está há mais de 50 anos no mercado, garantindo qualidade e segurança na venda de seminovos. No Grupo SULPAR todos os veículos passam por avaliação e perícia cautelar que atestam a segurança e confiabilidade do carro seminovo.
Clique aqui e saiba mais.