O poder de compra da população brasileira está intimamente ligado à taxa Selic, conhecida por ser a taxa “mãe/básica” dos juros incidentes no mercado econômico, uma vez que se trata de uma ferramenta política monetária do Banco Central, cuja finalidade é controlar a inflação. Dessa forma, a taxa Selic é responsável por influenciar as demais taxas de juros do Brasil, inclusive os juros incidentes sobre financiamentos de veículos.
A porcentagem da taxa Selic é estabelecida de acordo com a inflação. Quando a inflação está alta, o Banco Central eleva a taxa Selic, aumentando todas as taxas de juros do mercado, com o intuito de desestimular o consumo brasileiro, e assim, diminuir a inflação. Quando a inflação está baixa, o Banco Central baixa a porcentagem da taxa Selic, diminuindo as taxas de juros, visando estimular o consumo da população.
Basicamente, a teoria do Banco Central é de que a alta porcentagem dos juros diminui o consumo dos brasileiros, uma vez que a compra de algo se torna mais onerosa (cara). Logo, diminuindo a demanda de compra, os preços dos produtos também diminuem, bem assim a inflação. Atualmente, julho de 2022, a taxa Selic está em alta (13,25%), assim como a inflação (11,89%).
Como a taxa Selic influencia na compra de um carro?
Todo financiamento gera juros nas parcelas. É muito comum que o brasileiro adquira um carro por meio de um financiamento. Sendo a taxa “mãe” dos juros a Selic influenciará no valor das parcelas relativas ao financiamento. Então quanto maior estiver a taxa Selic, mais onerosa será a parcela do veículo financiado.
Contudo, ainda que o valor com os juros da época seja estabelecido, havendo queda posterior na taxa Selic, haverá queda nas demais taxas de juros também, embora o reajuste nas parcelas não ocorra de forma automática, poderá ser solicitado por meio de uma portabilidade do financiamento, a fim de adequar os juros e consequentemente diminuir o valor das parcelas do veículo.
Para quem tem condições, comprar um carro à vista é, sem dúvida, a opção mais econômica em qualquer momento, seja com a taxa Selic alta, seja com a taxa Selic baixa, considerando não haver juros embutidos nessa modalidade de compra.
E independentemente de como está a taxa Selic e a inflação, o ideal, antes de comprar um veículo à vista ou financiado, é realizar um planejamento financeiro, contendo previsões de gastos (com parcelas, combustível, revisão, etc.), bem como eventuais imprevistos.
Outra opção inteligente, para quem precisa financiar um veículo, é encontrar um estabelecimento de confiança, reconhecido por oferecer bons produtos e preços mais justos ao comprador.
SGA Toyota
Mesmo com a taxa Selic em alta, a empresa SGA Toyota apresenta as melhores opções de preço e condições facilitadas de financiamento para todos os clientes. Integrante da Toyota SGA, com mais de 50 anos de atuação no mercado de veículos seminovos em Curitiba e região, suas negociações são pautadas na ética profissional, segurança e satisfação de seus clientes, sempre trabalhando com veículos revisados e periciados.