A manutenção adequada de um veículo é uma das maiores preocupações dos motoristas. Afinal de contas, há muitos detalhes que precisam ser observados com frequência.
Há proprietários que cuidam mais da parte mecânica, outros mais da estética e ainda há aqueles que não fazem ideia de onde começar. O ideal é encontrar um equilíbrio, ou seja, cuidar do motor e da carroceria de seu veículo com igual dedicação.
Sabemos que a correria muitas vezes nos faz esquecer de colocar em prática os cuidados básicos para a conservação dos veículos. Entretanto, é importante mantê-lo em boas condições para garantir tanto a segurança no trânsito quanto o seu valor para uma eventual troca no futuro.
Veja algumas dicas para você cuidar muito bem do seu carro e deixá-lo sempre com aparência de novo:
Troca de óleo
O óleo do motor é responsável por lubrificar e facilitar o movimento das peças, facilitando-o e evitando que as peças sejam danificadas. O óleo lubrificante também ajuda a limpar o motor, eliminando vários resíduos que se acumulam constantemente e podem causar grandes problemas, como o entupimento, por exemplo.
A troca do óleo periodicamente é um cuidado simples, mas importante para garantir um bom funcionamento do veículo. Realizando a troca de acordo com as orientações da montadora, é possível controlar a emissão de poluentes e também, manter o consumo de combustível regulado.
Caso a troca de óleo não seja feita regularmente, as impurezas que passam pelo filtro podem se acumular, tornando a graxa cada vez mais viscosa e aumentando o risco de fundir o motor. Portanto, procure sempre realizar a troca de óleo por volta de 6 meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados.
Freios
Deve ser dada uma atenção especial aos freios. Da próxima vez que for ao mecânico, peça para verificar os discos, tambores e fluido. Se houver qualquer vazamento, pode ser sinal de um defeito no sistema dos freios.
Também procure ficar atento para qualquer ruído ou barulho causado quando acioná-los, pois isso pode indicar algum defeito nas pastilhas ou no disco. Portanto, devemos sempre incluir os freios na revisão periódica do veículo para evitar qualquer problema sério.
Mantenha o carro limpo
Pode não parecer, mas, manter o carro limpo pode aumentar sua vida útil. Se você estiver financeiramente apertado, arregace as mangas e faça a limpeza você mesmo.
Você pode começar usando um aspirador, um pano úmido e uma mistura de detergente com água. Para aqueles que não sabem, a sujeira pode ficar impregnada após algum tempo, portanto, para manter tudo parecendo novo, é bom limpar tudo com frequência.
Calibre os Pneus
Calibrar adequadamente os pneus do carro é importante para garantir a sua estabilidade. Uma vez que não está nos padrões designados pelo fabricante, o carro pode sofrer uma perda da sua aderência ideal sobre o asfalto, prejudicando sua dirigibilidade.
Outro ponto é nunca substituir os pneus velhos por modelos que sejam incompatíveis com o seu veículo, pois eles são fabricados especificamente para suportar as características do seu modelo de carro, como seu tamanho, peso, tração etc.
Cuidados com a pintura
Manter a pintura sempre alinhada é um ótimo jeito de evitar problemas como descascamento e oxidação de metais, portanto, procure cuidar da parte externa sempre que perceber algum desgaste ou alguma imperfeição.
Outro ótimo conselho é evitar uma exposição exagerada do carro ao sol, pois isso pode provocar a corrosão da tinta e aumentar as formas de oxidação. Se a pintura estiver bem oxidada, repintar o carro talvez seja uma boa escolha.
Toyota SGA
Só a Toyota SGA possui os melhores serviços para você que procura um veículo seminovo ou 0km, como consórcios e financiamento, além das melhores ofertas do mercado.
Conheça mais sobre a Toyota SGA clicando aqui.