Na hora de comprar um veículo seminovo, um fator muito importante é saber se houve a ocorrência de algum sinistro no automóvel no passado. Afinal, sinistros são um dos principais fatores de depreciação do veículo e podem comprometer muita a segurança e o estado de funcionamento do carro.
O que é sinistro?
Sinistro é um termo usado pelas seguradoras para designar os danos que um carro sofreu. Ou seja: carro que sofreu batidas, avarias, incêndios, alagamentos, furtos ou roubos (desde que o seguro cubra essas condições) são considerados carros sinistrados. Entretanto, muita gente utiliza o termo sinistro para qualquer carro que sofreu danos, mesmo que o veículo não esteja assegurado.
Em outras palavras: carro sinistrado é aquele que passou por algum problema sério no passado. Por isso, é fundamental ter essa informação na hora de comprar um veículo usado ou seminovo.
Às vezes, o carro sofre algum sinistro, como batida, mas é consertado sem grandes problemas. Mesmo assim, é fundamental que o comprador tenha conhecimento dessas informações, pois elas interferem no valor justo do veículo e nas possíveis garantias de fábrica que o seminovo ainda possa ter.
Quando o carro sofre danos que custem até 75% do valor de tabela dele, o sinistro é considerado parcial. Acima disso, é um sinistro total, também chamado de perda total.
Como saber se o carro sofreu sinistros?
Alguns sinistros, como batidas mal consertadas, são fáceis de identificar. Outros, como alagamentos no carro, podem ser mais difíceis. Dependendo do caso, até mesmo mecânicos podem ter dificuldade de identificar sinistros se não forem bem criteriosos.
Uma outra forma de identificar sinistros é consultando a documentação do veículo Afinal, quando um carro assegurado sofre sinistro, consta no documento dele essa informação.
Ainda assim, é possível o carro ter sofrido um sinistro, mas a informação não aparecer em lugar nenhum. Muitas vezes, carros vendidos por um valor muito abaixo estão nessas condições.
Por isso, a forma mais segura de saber se um carro sofreu ou não sinistros é por meio da perícia cautelar.
O que é perícia cautelar?
Perícia cautelar é uma avaliação cuidadosa que uma equipe especializada faz nos veículos. Na perícia, são analisados diversos ítens do automóvel, como lataria, estado geral do motor, originalidades das peças, itens como câmbio, freios, amortecedores, etc. Dessa forma, é possível identificar sinais de sinistros em veículos, mesmo que eles estejam disfarçados e não documentados.
Além de avaliar possíveis sinistros, a perícia cautelar também confere diversos outros aspectos do automóvel, como a originalidade (se não foi clonado), débitos, pendências judiciais, histórico de proprietários e muitos outros fatores. Após a perícia, é emitido um laudo cautelar com a conclusão da análise de todos esses quesitos.
Uma perícia bem feita, portanto, garante uma proteção enorme para compradores de veículos usados ou seminovos. Mas, é importante que ela seja feita em uma concessionária de credibilidade e confiança, pois é um trabalho que exige bastante capacitação dos profissionais.
Seminovos de qualidade
Com a SGA não há porque você ter medo de comprar um seminovo. No pátio da concessionária, só entram veículos criteriosamente periciados e de baixa quilometragem.
A SGA Toyota é sinônimo de credibilidade, pois a Toyota SGA possui mais de 50 anos de qualidade e eficiência no ramo automobilístico .
Clique aqui e saiba mais.