Vender o carro pode muitas vezes ser sinônimo de dor de cabeça, afinal, há uma série de preocupações com a burocracia, segurança da transação, além do trabalho de encontrar um comprador que aceite negociar por um preço justo.
Uma forma simples, prática e segura de vender o carro sem preocupação é a venda por consignação.
Esta modalidade de venda é muito simples: o dono do carro firma um acordo com uma concessionária, que se torna responsável pela venda do seu veículo. E quais os cuidados? Veja mais:
1. Vantagens da Consignação
Uma concessionária conhece o caminho das pedras para encontrar compradores para seu veículo, afinal, há todo um investimento comercial, marketing, experiência e uma equipe qualificada para realizar essa tarefa. Isso garante uma agilidade muito maior na venda, pois a visualização do seu veículo, seja na própria loja ou em meios digitais, será muito maior. Dessa forma, um negócio que pode levar meses em uma venda por conta própria pode levar poucos dias na venda consignada.
Outra vantagem é a segurança. Vender o carro por conta própria nos torna suscetíveis a golpes ou ao encontro de pessoas mal intencionadas. Já uma concessionária de credibilidade garante toda a segurança necessária para uma transação dessa natureza.
2. Como funciona a Consignação?
Ao entrar em contato com uma concessionária para a venda do seu veículo, é combinado com a loja o preço de venda, de acordo com o modelo e estado do veículo, além do contrato com o prazo da consignação e a comissão da concessionária, que poderá ser uma porcentagem da venda ou um valor fixo.
Com o veículo no pátio da revendedora, ele é anunciado nos meios digitais ou os clientes interessados podem ir até a própria loja. Ao fechar um negócio, o antigo proprietário do veículo entrega à concessionária o Certificado de Registro de Veículo (CRV), assinado e recebe o valor estipulado pelo negócio.
3. Cuidados com a Consignação
Para a venda em consignação ser realizada com agilidade e segurança, é fundamental a escolha de uma concessionária capacitada para a tarefa.
A dica principal é conhecer a loja – tanto o espaço físico quanto os meios em que ela anuncia seus automóveis. Nunca deixe seu veículo sem ter um contrato e jamais entregue o CRV antes da venda ser fechada.
É papel da concessionária repassar, no ato da venda, o valor integral que cabe ao antigo proprietário. Esse, em hipótese alguma, deverá receber algum valor do novo proprietário, e sim, da concessionária que intermediou a negociação.
Grupo SULPAR
Agora que você conhece um pouco mais sobre a venda consignada, que tal deixar seu Kia ou Toyota na melhor concessionária do ramo? A SGA Toyota garante todos os requisitos para uma venda ágil, segura, vantajosa e transparente de seu seminovo. São 50 anos de atuação no segmento automotivo, sempre inovando e proporcionando as melhores vendas a seus clientes.
Clique aqui e saiba mais.