Os seminovos são uma alternativa muito interessante para quem deseja comprar ou trocar de automóvel.
Isso pois, ao optar por um seminovo, é possível adquirir um veículo em ótimo estado de conservação, por um preço bacana, além de várias outras vantagens, como facilidade de revenda e até garantia de fábrica, em muitos casos.
Por outro lado, é preciso ter cuidado e seguir todos os trâmites e procedimentos que antecedem a compra, para evitar transtornos. Afinal, nem todo carro oferecido como “seminovo” tem boa procedência ou está em condições de ser considerado seminovo.
Nesse sentido, a maior aliada do interessado em adquirir um veículo nessa modalidade será a perícia cautelar – procedimento técnico que avalia as reais condições do automóvel e garante a segurança e a confiabilidade na negociação. Entretanto, nem todo seminovo passa por perícia…
O que é e como funciona a perícia cautelar
A perícia cautelar é, basicamente, um check-up completo feito no carro por uma empresa especializada, com o objetivo de atestar as condições reais em que o automóvel se encontra, tanto em termos estruturais quanto burocráticos.
Durante a perícia é avaliado, por exemplo, a situação do motor, amortecedores, parte elétrica, numeração do chassi, alinhamento, funcionalidade do câmbio, entre muitos outros mecanismos e aspectos do veículo.
A papelada também passa por uma checagem profunda para garantir que está de acordo com a legislação. Também é averiguado se o automóvel tem dívidas ou pendências judiciais e a sua procedência.
Todo o processo leva de 30 a 60 minutos e, ao fim, é emitido um laudo técnico com todas as informações pertinentes, acompanhadas por fotos. Ainda, toda a análise é anexada no banco de dados sobre a procedência do carro.
A importância da perícia cautelar na compra de um seminovo
Infelizmente, nem todo seminovo passa pela perícia cautelar e ela sequer é obrigatória para que a negociação aconteça. Mas então, qual a sua importância e por que é preciso se preocupar com isso?
1 – Segurança
Em primeiro lugar, é a perícia cautelar que vai garantir a segurança total – não só da negociação como da integridade física do comprador e da sua família. Ela evita, por exemplo, que o comprador seja enganado e acabe adquirindo um carro com múltiplos reparos e trocas de peças; ou pior, com problemas estruturais graves que afetem o funcionamento e dirigibilidade do veículo.
Em termos jurídicos, quem adquirir o automóvel terá total certeza da sua procedência, assim como da conformidade em relação à legislação, ausência de pendências e dívidas; e ainda se isenta de posteriores modificações ou adulterações no carro.
Por isso, a perícia é indispensável em qualquer negociação de compra e venda, seja de seminovos ou usados. É ela quem vai assegurar a tranquilidade do comprador em relação ao seu novo carro.
2 – Facilidade de revenda
A perícia cautelar também facilita muito o processo de revenda do carro, sendo inclusive exigido por boa parte das concessionárias e financeiras em negociações de compra e venda ou financiamentos.
Os veículos com laudo cautelar também recebem um certificado de autenticidade por determinado período e, por terem sua integridade total comprovada, são muito mais interessantes para possíveis compradores.
Total segurança e garantia na compra do seu seminovo
Na SGA Toyota todos os carros à venda passam pela perícia cautelar e vão para a casa do cliente com laudo técnico e certificação. Clique aqui e conheça o estoque.