A embreagem está envolvida em funções fundamentais do carro, como sua aceleração e parada total.
Esse sistema está localizado entre o motor e a caixa de câmbio, garantindo a comunicação entre condutor e veículo. Ele também é responsável por atenuar as vibrações geradas pelo motor, o que confere menor atrito e maior longevidade para as peças. Em um segundo, o pedal acionado libera a movimentação para troca de marcha e proporciona ao motorista a liberdade para se adequar às condições da pista.
Com todos esses dispositivos conectados é comum o desgaste do conjunto com o tempo, porém com os cuidados necessários é possível adiar a troca das peças e tornar mais eficiente o uso da embreagem.
Conheça os problemas mais comuns relacionados ao sistema de embreagem e como evitá-los:
Problemas comuns da embreagem
Existem alguns sinais que mostram ao condutor que está na hora de fazer a manutenção da embreagem. São eles:
1. Ruído na hora da troca da marcha: mesmo fazendo o movimento na direção correta, o sistema retorna o barulho indicando que a marcha foi engatada de forma errada.
2. Marchas que não engatam: diferente do exemplo anterior, nesse caso não é possível fazer o encaixe das marchas.
3. Pedal que exige força: para carros com maior tempo de quilometragem, como 10 anos ou mais, esse problema é mais comum de acontecer. Ocorre quando existe falta de lubrificação no veículo e em casos graves pode levar ao rompimento do cabo de acionamento.
4. Pedal que não volta: ao contrário do pedal rígido, nesse exemplo o excesso de fluídos e resíduos gera o deslizamento da embreagem. Isso porque o disco não consegue ser freado e só é solucionado com a completa troca do kit de embreagem.
Quando realizar a troca da embreagem
Além da manutenção emergencial para os problemas citados, o tempo exato para troca da embreagem não é padronizado. Isso acontece porque ele está relacionado com fatores como peso do veículo, modo de direção do motorista e a qualidade com que a peça foi construída. Uma vez que o desgaste ocorre sempre quando é realizada a mudança de marcha, fazer isso de maneira excessiva compromete o sistema de acionamento e torna mais frequente a manutenção.
Portanto, o recomendado é que, depois de garantir a procedência da embreagem, o motorista tenha cuidado na direção e mantenha as revisões em dia. Fazendo isso, a quilometragem pode chegar até 100 mil quilômetros rodados antes da troca.
Use a embreagem corretamente
Para aumentar o tempo de vida do sistema de embreagem alguns cuidados simples podem ser adicionados à rotina de direção. O primeiro deles é evitar apoiar o pé no pedal da embreagem quando não é necessário, uma vez que todo movimento ali gera algum desgaste.
Outro exemplo é evitar utilizar esse controle com o carro parado em congestionamentos e subidas, optando pelo ponto morto e o freio. Além disso, não fazer trocas bruscas de marcha, parar de acelerar ao pisar na embreagem, ligar o carro em ponto morto e acelerar com o carro em primeira marcha são outras ações que evitam o desgaste desnecessário do veículo.
Manual do veículo
De maneira geral, a assistência técnica recomenda que a cada 10 mil quilômetros rodados o sistema, mesmo que funcionando corretamente, seja revisado. Mais detalhes sobre condições personalizadas estão dispostas no Manual do veículo, que acompanha o carro no momento da compra.
Ter atenção ao cronograma estipulado para manutenção da embreagem garante que surpresas indesejadas sejam evitadas, com o atraso em compromissos profissionais e até acidentes. Uma vez que muitos dos problemas relacionados ao sistema de acionamento comprometem totalmente o andamento do veículo, os gastos com guincho e outros itens são um motivo a mais que pesa no fator econômico de se ter a revisão em dia.
SGA Toyota
Seja para quem está planejando a compra do próximo carro ou buscando assistência técnica, a Toyota SGA dispõe das mais modernas concessionárias situadas no Paraná. Tanto nas lojas de Curitiba como em Paranaguá, é possível encontrar seminovos com garantia de qualidade, atendimento especializado e opções diferenciadas de pagamento.
Profissionais treinados também garantem a manutenção e revisão de veículos, proporcionando toda a segurança e confiança de contar com uma rede autorizada.
Confira a concessionária mais próxima aqui.