Os motoristas que já têm alguns anos de experiência no volante certamente já enfrentaram dias de muita chuva e sabem bem que dirigir nessa situação aumenta a tensão por apresentar alguns perigos e riscos, seja nas ruas da cidade, seja nas rodovias.
A chuva prejudica a visibilidade e provoca a redução da aderência dos pneus, o que diminui a capacidade do veículo acelerar, frear ou realizar manobras, fazendo com que até os mais experientes motoristas redobrem a atenção na hora de dirigir em um dia de mau tempo.
Mas não é preciso temer entrar no carro nesses dias, já que dá para evitar acidentes tomando algumas precauções. Tendo alguns cuidados básicos, é possível enfrentar o percurso com tranquilidade e segurança.
Em primeiro lugar, é fundamental verificar se o veículo está em boas condições, com a revisão periódica em dia, para evitar qualquer problema com desgaste de peças, equipamentos e dispositivos.
Dicas de cuidados
Limpador – Um dos itens que têm que estar em bom estado de conservação em dias de chuva é o limpador de para-brisa, dispositivo mecânico obrigatório que serve para eliminar o excesso de água do vidro. Caso as palhetas estejam ressecadas, o limpador não conseguirá fazer o seu trabalho de manter o para-brisas com visibilidade.
Desembaçadores – Por estarem fechados por causa da chuva, os vidros ficam embaçados devido a respiração dos ocupantes do carro. Para facilitar a visibilidade, é importante ligar o desembaçador traseiro ou o ar-condicionado, direcionando o ar para o vidro. Se não tiver ar-condicionado, a opção é ligar o sistema de ventilação; nesse caso, deixando a janela um pouco aberta para o ar circular.
Farol baixo – Ligar o farol em dias de chuva ajuda o motorista a visualizar outros veículos e os pedestres, principalmente se tiver neblina. Mas o recomendado é usar o farol baixo, uma vez que a luz alta pode refletir nas gotas de chuva e atrapalhar a visão de quem está ao volante.
Distância – Em qualquer circunstância, é preciso manter distância do carro que estiver à frente, no entanto, com os riscos do mau tempo, provocados pela falta de aderência dos pneus, essa atitude é fundamental. Para reduzir a possibilidade de colisão, caso o veículo da frente precise frear bruscamente, a distância segura é de dez metros.
Movimentos bruscos – Em dias de chuva, é importante dirigir mais devagar do que de costume, como também evitar trocar rapidamente de faixa e parar de forma brusca. É preciso lembrar que os outros motoristas também não estão com boa visibilidade e as manobras ficam mais arriscadas devido a pista molhada. Por isso, também é bom evitar fazer ultrapassagens.
Aquaplanagem – Com a intensidade das chuvas, é preciso ter muita atenção para evitar a aquaplanagem, que é quando o carro perde o atrito com o asfalto, dificultando que o motorista controle o veículo. Nesse caso, o ideal é parar de acelerar, manter as duas mãos no volante e não pisar no freio.
Linhas são bons guias – Seguir as linhas de sinalização na pista e os tachões que separam as faixas é uma excelente dica para o motorista ter ideia do espaço e não sair da estrada devido à pouca visibilidade causada pela chuva, principalmente à noite, quando não há uma iluminação favorável e a luz dos carros é refletida pelo solo molhado.
SGA
Para quem está se programando para adquirir um veículo, a SGA Toyota tem uma série de oportunidades, garantindo um negócio seguro e sem burocracia. Com um nome firmado no mercado de automóveis, a SGA Toyota preza pela qualidade e transparência, submetendo os veículos a rigorosas revisões e inspeções técnicas.