Dentre todos os cuidados que devemos ter com nosso carro, o dos pneus é um dos mais importantes. Esses componentes são essenciais para a segurança, são responsáveis por suportar peso, velocidade, forças laterais e longitudinais e deslocar a água na chuva. Por isso, vamos te contar como, porque e quando é recomendado fazer o famoso rodízio de pneus.
Em linhas gerais, o rodízio de pneus refere-se a ter que trocar a posição das rodas para garantir que seu desgaste seja uniforme, favorecendo o prolongamento de sua vida útil. Eles podem ser trocados diretamente de um eixo para outro do mesmo lado em que estão, transversalmente e até incluir o estepe do nosso carro nessa rotação.
Os pneus se desgastam desigualmente se não forem girados pelo seguinte motivo: peso e tração.
Peso
O peso do carro não é o mesmo nos dois eixos, geralmente a frente do veículo é mais pesada que a traseira e isto porque o motor está localizado na frente junto com muitos outros componentes, tais como baterias, módulos, etc. Há casos de carros em que o eixo traseiro é mais pesado, como no caso de carros esportivos com motor traseiro, por exemplo.
Devido ao peso, os pneus sofrem mais desgaste do que o outro eixo e por isso é importante girar os pneus para que se desgastam uniformemente. Para isso é preciso lembrar que essa rotação deve ser periódica, pois se você girar a 10.000 km, então a 30.000 km, então a 40.000 km, claramente o período de quilometragem não chegará para desgastar todos os pneus da mesma forma.
Tração
O outro fator de desgaste é a tração. As rodas que impulsionam o veículo são as que sofrem maior desgaste, isto se deve ao fato de serem estas as que geram a força de deslocamento constante do veículo e são o primeiro elemento em contato com o solo a fazer o atrito para sair da inércia. Portanto, carros com tração dianteira tendem a desgastar primeiro os pneus dianteiros e carros com tração traseira tendem a desgastar primeiro os pneus traseiros.
E os carros com tração nas quatro rodas ou tração permanente 4WD?
Os carros com tração permanente nas 4 rodas nunca têm força igual em ambos os eixos, com isto queremos dizer que o eixo dianteiro normalmente usa 30% da força de tração no diferencial dianteiro e 70% da força de tração no diferencial traseiro, o que significa que o traseiro sofre mais desgaste do que o dianteiro. Isto deve-se ao sistema de engrenagens e diferenciais do carro que transferem movimento e potência. É importante lembrar que os veículos de tração permanente (tração total) tendem a ter mais desgaste em seus pneus, pois apesar de terem mais força de atrito em um eixo, o outro eixo ainda está funcionando.
Agora que conhecemos os fatores que influenciam o desgaste de nossos pneus, podemos dizer que a rotação dos pneus deve ser feita em um período fixo de quilometragem. Normalmente a cada 10.000 km ou quando o veículo for submetido a manutenção.
Lembre-se sempre de verificar a pressão do ar em seus pneus, de preferência todas as semanas, pois assim você pode ter controle e certeza de sempre andar em condições ideais e se por acaso tiver uma roda com vazamento de ar, poderá detectá-la e corrigi-la antes de passar para algo mais tedioso e perigoso.
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