Se você possui carro, provavelmente já aconteceu de encontrar manchas de óleo no chão da garagem. Esse problema pode ter inúmeras causas e é muito importante que seja melhor compreendido pelos motoristas.
O óleo do cárter é um item imprescindível para o bom funcionamento do motor. Ele é o responsável por lubrificar os componentes, limpá-los das partículas geradas pela combustão e ajudar na manutenção da temperatura. Por isso, é imprescindível que os donos de carros sempre fiquem atentos caso percebam vazamento de óleo.
Quais as causas do vazamento de óleo?
O vazamento de óleo pode ter inúmeras razões: algumas fáceis de resolver, outras mais complexas.
Um dos principais motivos para vazamento são o desgaste ou má colocação das peças do sistema do motor do carro, como o filtro de óleo e o parafuso do dreno do cárter. Se o vazamento ocorrer após uma troca de óleo, por exemplo, é muito possível que ele se deve à má colocação dos componentes durante a troca.
O vazamento do óleo também pode indicar outros tipos de desgastes, como na junta dos cabeçotes, rachaduras na tampa do tanque de óleo, interruptor do óleo, entre outros componentes.
Outra possibilidade para vazamento é o excesso de óleo do motor. Isso pode acontecer se a troca de óleo for mal feita, pois da mesma forma que existe um nível mínimo do óleo, também existe um nível máximo que precisa ser respeitado.
Nem sempre o vazamento é do óleo do motor
Muita gente acredita que poças de óleo no chão se devem sempre a vazamento de óleo do motor. Entretanto, é possível que seja vazamento de fluídos de outros sistemas do veículo.
Sistema de direção hidráulica e de freio, por exemplo, também levam fluídos lubrificantes no sistema. Se o vazamento de óleo não for na cor preta ou marrom escuro, é provável que não seja do óleo do motor.
O que fazer quando encontrar vazamento de óleo?
Devido a suas inúmeras causas, o mais indicado a se fazer no caso de vazamento é levar o veículo imediatamente para uma revisão na concessionária. É fundamental que seja resolvido assim que o problema tenha sido notado, pois a falta de óleo pode acarretar sérios problemas, levando até à perda do motor.
Uma boa alternativa é levar o automóvel na concessionária autorizada pela fabricante. A vantagem dessa medida é que os profissionais conhecem as especificidades do automóvel, conseguem identificar mais facilmente o problema e sabem qual o óleo mais indicado para o modelo do veículo.
Outra dica é prezar sempre pela prevenção. Ou seja: ficar atento com as trocas de óleo programadas e nunca ultrapassar o prazo. O óleo antigo é péssimo para o motor do carro e pode diminuir muito a vida útil dos componentes.
Além disso, o motorista pode, frequentemente, verificar o nível de óleo na vareta. Essa medida deve ser feita sempre com o carro frio e é bastante indicada antes e depois de grandes viagens.
SGA Toyota
A SGA Toyota é a melhor opção de compra e venda de seminovos em Curitiba e Paranaguá.
A Supar trabalha somente com carros periciados, o que garante a qualidade dos veículos oferecidos. As concessionárias da rede também realizam revisão e manutenção dos automóveis com equipe altamente qualificada.
Clique aqui e saiba mais.