Alguns problemas técnicos podem ocorrer durante a vida útil de um carro e um dos que devem ter atenção total é o motor superaquecido.
Essa situação deve ser resolvida o quanto antes, pois ela resulta em uma série de problemas, e causa danos – reversíveis e irreversíveis – em várias outras peças do carro. Por isso, é de extrema importância entender como isso acontece, quais são os sinais que indicam o superaquecimento do motor bem como agir nesses casos.
Como o próprio nome já sugere, o motor superaquecido nada mais é do que um problema que ocorre a partir de altas temperaturas no motor do carro. Como todos sabem, a maioria dos automóveis hoje em dia precisa queimar combustível para que o carro consiga funcionar. Dessa forma, existe um sistema de arrefecimento para controlar o processo em virtude das grandes temperaturas geradas durante o processo.
Dessa forma, o motor superaquecido começa a ser um problema quando o sistema de arrefecimento não dá conta desse processo. Mas essa temperatura precisa ser controlada, pois, do contrário, vários outros problemas serão transmitidos às demais partes do carro. Em casos mais graves será preciso fazer a troca do motor, por exemplo, o que resultará em um alto custo para o dono do automóvel.
Causas e sinais do superaquecimento do motor
O óleo do motor possui duas funções básicas: atuar como resfriador do motor e funcionar como lubrificante. Por isso, se o óleo não é trocado com a frequência necessária, poderá causar o superaquecimento do motor. Ele é um dos principais agentes que evitam o aquecimento de partes móveis no interior do carro.
Os vazamentos na mangueira e no radiador também são causas frequentes do motor superaquecido. Esses dois componentes são essenciais para o sistema de arrefecimento como um todo e o estado deles não pode ser negligenciado. Destaque especial fica por conta do nível do líquido refrigerante do radiador, pois quanto menor, maior as chances de ter um motor superaquecido.
Outras causas comuns que merecem atenção são:
- Falhas na correia dentada ou ventoinha que é responsável por forçar a ventilação dentro do radiador;
- Baixo nível de líquido aditivo na bomba d’água e válvula termostática;
- Falhas em geral no sistema de ignição.
Em termos práticos, também é preciso identificar o superaquecimento do motor de forma rápida para evitar problemas maiores. Sendo assim, a primeira dica é ficar atento ao marcador de temperatura no painel do carro. Se ele está aceso, então há problemas com superaquecimento.
O vazamento de água em tom de cor azul ou vermelho no chão também é outro sinal de que o motor está com altas temperaturas. Além disso, é preciso ficar atento aos seguintes sinais: barulho da ventoinha quando o carro está ligado, além de fumaça saindo do capô.
O que fazer no caso de superaquecimento?
Se o problema já foi identificado, é preciso ter bastante cuidado. Se um dos sinais listados acima começou a acontecer, o primeiro passo é parar o carro e desligar o automóvel. Isso irá impedir a queima na junta do cabeçote bem como o empenamento dos pistões.
Com o motor resfriado, será preciso analisar o estado do radiador bem como o nível de água no equipamento. Caso o nível esteja baixo, basta completar com água e com o motor ligado. No entanto, ele deve estar em marcha lenta, uma vez que isso evita o problema do choque térmico. Posteriormente, a água deve ser trocada pelo líquido recomendado pelo fabricante visando evitar um novo superaquecimento.
O superaquecimento do motor é algo bastante grave e que deve ser levado a sério. Essas temperaturas altas podem transmitir problemas para uma série de outros componentes do automóvel, exigindo assim manutenção preventiva e demais cuidados básicos para evitar o surgimento de superaquecimento do motor.
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