A quilometragem de um automóvel é um dos detalhes mais importantes para quem está decidido a comprar um seminovo. Essa é apenas uma das muitas informações técnicas a respeito do carro usado que devem ser levantadas.
Nesse sentido, a quilometragem tem uma grande importância nesse processo, uma vez que ela irá fornecer detalhes sobre o histórico do carro, suas condições atuais, bem como quanto ele já rodou. Todos esses parâmetros citados são relevantes na escolha do seminovo, pois podem revelar se a escolha feita é correta ou não.
Além disso, outro ponto que destaca a importância da análise da quilometragem de um seminovo é o valor de mercado do automóvel. A lógica é bem simples, quanto mais rodado o carro estiver, maior a possibilidade de apresentar peças desgastadas e que precisarão ser trocadas, maior a necessidade de se fazer manutenções no curto prazo. Com isso, quanto maior a quilometragem do veículo, menor pode ser o seu preço final.
Como saber se a quilometragem foi adulterada?
Essa é uma informação que pode ser adulterada por pessoas com más intenções. Como é uma prática que deixa muitos rastros, o comprador consegue identificar a adulteração se analisar algumas características do automóvel.
Uma das dicas para conferir se a quilometragem fornecida bate com a realidade é verificar o desgaste do carro. Se a quilometragem apresentada pelo vendedor está relativamente baixa, mas o carro apresenta vários sinais de desgaste nos seus mais variados componentes, peças e acessórios, então, certamente, esse dado foi adulterado.
É fundamental fazer uma verificação completa do manual do automóvel. Esse documento tem como função o registro, por parte de concessionárias e oficinas autorizadas, de todos os procedimentos envolvendo manutenções no automóvel ao longo de sua vida útil. Dentre as anotações, o comprador irá encontrar a quilometragem do seminovo em cada uma das manutenções.
O hodômetro, equipamento que registra os quilômetros rodados, também deve ser verificado. Para fazer alterações diretamente nesse equipamento é preciso danificar o painel do carro. Por isso, se o painel apresenta danos na região do hodômetro, é preciso ficar atento a uma possível fraude.
O desgaste dos pneus também pode fornecer pistas sobre a quilometragem. Com o devido rodízio e procedimentos como alinhamento e balanceamento, certamente eles podem ter uma vida útil de até 60 mil quilômetros rodados. Esse detalhe, além da data de fabricação dos pneus, pode apontar a real quilometragem do carro para quem está em dúvida sobre fraudes.
Por fim, vale destacar que a perícia cautelar é a forma mais eficiente do comprador garantir que estará fazendo um bom negócio ao comprar um seminovo. Por meio desse procedimento técnico, realizado por pessoas altamente capacitadas, será feita uma análise completa, profunda e rigorosa sobre o real estado do automóvel. Sendo assim, é possível atestar a segurança e confiabilidade do seminovo em questão.
Quem deseja comprar um seminovo deve ter atenção a detalhes como a quilometragem. Esse é um dos dados mais reveladores sobre o estado de conservação do carro e não pode ser negligenciado durante a compra sob a pena de ter que lidar com problemas maiores no futuro.
SGA Toyota
O seminovo perfeito para as mais diversas necessidades está na SGA Toyota. A concessionária é famosa pela qualidade dos seminovos oferecidos, sendo que o carro só passa a estar disponível no pátio depois de passar por perícia cautelar para atestar sua segurança, conforto e confiabilidade para o cliente. Vasto estoque e preço justo são outros diferenciais da SGA.
Para mais informações, basta clicar aqui.